sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pq as mulheres choram tanto?

Por que as mulheres choram tanto? Bom, acho que posso falar em nome de todas quando digo que quando a emoção é muito grande ela transborda pelos olhos – seja a emoção boa ou ruim.
O fato é que não importa quão forte emocionalmente seja uma mulher, chega um momento em que todos os sentimentozinhos ruins que ela vem guardando se unem e começam a martelar em seu coração. Martelam tanto que chega a doer. Essa dor é praticamente insuportável, ela estrangula o coração, e o único jeito de aliviá-la é chorando. E aos poucos a dor desde enfarto emocional é expelida através das lagrimas. E depois de muito choro vem o suspiro. Ela inspira e expira, tentando extrair forças do ar ao seu redor – as vezes força para conter o choro, outras vezes força para continuar chorando. E é nessas horas, em que ela respira fundo, é que a dor no peito costuma voltar. E ela volta mais forte do que antes, trazendo consigo uma retrospectiva dos momentos ruins e pensamentos que as mulheres jamais deveriam pensar. A dor volta determinada a aniquilar qualquer vestígio de racionalidade. Nessas horas, para algumas mulheres, chorar já não é o bastante e é preciso algo mais forte, então elas gritam. E assim descarregam sua dor interna da forma mais intensa que existe. O grito funciona como uma descarga, você se livra de tudo o que te atormenta de forma rápida. Mas como todo bom encanamento entupido, o que você não quer acaba voltando. Gritar proporciona um alivio momentâneo, você se sente quase que insignificantemente mais leve, mas um segundo depois a dor volta, e a verdade é que ela nunca se foi realmente. O grito só abafou a voz da dor, e ela continua falando cada vez mais alto, chegando ao ponto de gritar mais do que você, tornando seus gritos inúteis e te impedindo de ouvir os próprios pensamentos – principalmente os racionais, aqueles que podem te tirar buraco em você se encontra. Sim, se você ver uma mulher chorar ao ponto de gritar e agir feito uma doida, saiba que ela esta na pior. E, sinceramente, não há nada que alguém possa fazer para socorrê-la, qualquer tentativa de ajuda será frustrada e irá piorar a situação.
O que fazer então? Não faça nada. Principalmente se você é o responsável por este desastre. Se ela queria algo, com certeza não quer mais. Ou melhor, ela continua querendo o mesmo que antes ou até mais um pouco, mas já teve tempo o suficiente de pensar em mil e um motivos para não querer mais, e ainda se programou para rejeitar qualquer coisa que você lhe ofereça, faça ou diga. Ela esta simplesmente contra você em todos os sentidos. Nessas horas, a mulher que chora e grita, lhe parecendo completamente fora de si, é sua pior inimiga – ela irá te afastar, e te atacar com todas as armas que tem se se sentir ameaçada – mas não por que ela quer, mas por que esta é forma que ela tem de se proteger. Para evitar que você pise em falso novamente ela irá evitar qualquer contato. Para ela, você acabou de se tornar a pior pessoa do mundo – mas não se preocupe, se agir direito você sobe de novo no conceito dela.
Um conselho? Mantenha a calma, não se apavore com as reações dela.
Toda mulher antes de chorar fica sem palavras, nem que seja por um segundo, e só depois que vem a reação dela. Nesse momento em que ela não diz nada, ela esta repassando mentalmente o que acabou de acontecer e se convencendo de que não esta tendo um pesadelo. Então ela fala, ou melhor grita com você – e se não grita é por que esta se segurando. E depois de verbalizar todos os pensamentos que teve naquele momento de silencio ela chora. E algumas, já sabendo que tudo vai acabar em lagrimas e que falar naquele momento será inútil, vão direto ao choro. Deixe-a falar, deixe-a chorar, e depois deixe-a gritar. O importante é deixá-la se expressar da maneira que puder para que depois ela possa se acalmar. Por que mulheres, assim que se machucam, não querem dar ao seu “agressor” outra chance de machucá-las. Mas não saia de perto dela, ela ainda precisa de você mesmo que não demonstre isso, e se ela realmente quiser, depois que se acalmar vai lhe dar a chance de se redimir. E é nessas horas em que você pode agir, pode ser o cavalheiro de armadura que a resgata a donzela do dragão de suas emoções.

2 comentários:

  1. isso mexe mto com a gente elisama hellen! menina assim vc vai fazer as pessoas chorarem mais ainda com seus textos!mais tá valendo s2!

    ResponderExcluir
  2. Minha namorada... se perfeição não lhe bastasse em meu conceito, é também, de fato e definitivamente, minha escritora favorita ^^
    O que posso dizer?
    Meus parabéns por ser tão talentosa :)

    ResponderExcluir